domingo, 7 de outubro de 2007

Cantares de Salomão 5

9 Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras?
10 O meu amado é branco e rosado; ele é o primeiro entre dez mil.
11 A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo.
12 Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.
13 As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como flores perfumadas; os seus lábios são como lírios gotejando mirra com doce aroma.
14 As suas mãos são como anéis de ouro engastados de berilo; o seu ventre como alvo marfim, coberto de safiras.
15 As suas pernas como colunas de mármore colocadas sobre bases de ouro puro; o seu aspecto como o Líbano, excelente como os cedros.
16 A sua boca é muitíssimo suave, sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

VOCÊ É ESPECIAL

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. É importante que você sempre se lembre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recanto da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de você. É ter maturidade para falar: "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para confessar: "eu preciso de você". Ser feliz é ter a capacidade de dizer "eu te amo". Desejo que a vida seja um canteiro de oportunidades para você... Que nas suas primaveras você seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amigo da sabedoria. E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Aproveitar as perdas para refinar a paciência, as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer e os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. Porque você é especial!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Negar a si mesmo

O que é negar a mim mesmo? Que significa isto? Bem, nesse aspecto está em jogo as minhas preferências, a minha vontade em relação à de Deus. O apóstolo Paulo pôde declarar “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.” (Gálatas 2:20.)Você consegue reconhecer quando está pensando somente em si mesmo, quando está tendo um excessivo cuidado pessoal. Quando isto ocorre, eu vivo na autodefesa, sou por demais sensível e melindroso, especialmente quando sou corrigido, estou sempre sendo “ferido” e “magoado”. Isto também é detectado quando percebo o desejo de querer ser reconhecido pelas pessoas, ser notado na forma como me visto, como falo bem, como canto, como sou inteligente, como sou superior aos demais.Também, quando analiso meus momentos de infelicidade, tensão, irritabilidade, mau gênio e as coisas que disse, mas agora me envergonho. Vou perceber que tudo isto está ligado ao meu “eu”. Quando sou insultado, eu retalio, e ainda uso a desculpa; “Ah! Mas fulano me provocou, ele me fez isto e aquilo”. É verdade, ele também agiu assim por causa do seu “eu”, e você se ressentiu por causa do seu “eu”. É uma disputa de “eus”.Isto quer dizer que sou eu quem está no comando do coração. E isto me separa do Senhor. Estando separado d'Ele, vivo infeliz. Em comunhão com Ele, sou feliz, independente das circunstâncias ao meu redor. Nada me abala.Então, você tem se sentido infeliz? Não será porque está olhando e pensando somente em si mesmo? Lembre-se: Enquanto você for o dono do seu nariz, não será discípulo de Cristo. Ele quer estar no comando do seu coração. Então, responda a pergunta que vai te esclarecer se és ou não um discípulo de Jesus: quem é o dono e está no controle do seu coração?Por que você acha que Jesus veio ao mundo? Certamente que não foi somente para nos libertar de satanás, mas também de nós mesmos. Libertar de nosso orgulho, do nosso “eu”, conforme (II Coríntios 5:14-15). O orgulho, o egoísmo, fatalmente nos condenará ao fracasso. É preciso negar a si mesmo. É preciso colocar o meu eu no Eu de Deus. A conseqüência de negar o meu “eu”, é que assim vou poder;

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

PERDÃO



Perdoar é um dos atos básicos da fé cristã, pois, a nossa entrada na vida que Jesus Cristo nos ofereceu, só foi possível porque recebemos perdão de nosso Deus e Pai. Ele nos perdoou, mediante a obra de seu Filho feita na cruz, em nosso favor. Amor e perdão sempre caminham juntos.

“Deus é amor”, é a mais formosa definição que a Bíblia apresenta. E a maior prova do seu amor para conosco foi perdoar todos os nossos pecados. Porque ele nos ama ele nos perdoou. Perdoar é um atributo de Deus.

Perdoar é um mandamento da Palavra de Deus. Não é um sentimento, nem depende de nossa vontade ou emoção. A Palavra declara: “sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou” (Efésios 4.32); “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, casa alguém tenha queixa contra outrem. Assim como o Senhor nos perdoou, assim também perdoai vós” (Colossenses 3.13).

Quando Deus nos perdoou, pôs um fim à situação desastrosa em que nós nos encontrávamos, pois, estávamos condenados à morte como conseqüência do nosso pecado de desobediência. Ele nos chamou para uma nova vida, onde o amor e o perdão sempre têm a sua máxima expressão. Perdoada a nossa ofensa, o relacionamento amoroso que nos une ao Pai Eterno foi restaurado. Diante desse ato de misericórdia e amor imerecido devemos, do mesmo modo, estender perdão a todo aquele que nos ofender. O perdão de Deus deve gerar em nosso coração o desejo de perdoar incondicionalmente, tal com ele fez conosco.

Perdoar significa deixar de considerar o outro com desprezo ou ressentimento. É ter compaixão, deixando de lado toda a idéia de vingar-se daquilo que foi feito ou pelas conseqüências que sofremos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Vocação e missão


O dicionário define vocação como o ato de chamar ou ainda como escolha. Assim acreditamos que Deus chama cada um para uma determinada missão. E cada pessoa responde livremente, correspondendo ou não. Mas o segredo para a felicidade e a realização pessoal está em realizar aquilo que Deus tem para nós. Algumas vocações são naturais, pois estão embutidas na natureza das pessoas. O matrimônio, por exemplo. Outras vocações são "chamados" personalizados, como a vocação à vida religiosa consagrada, ao sacerdócio. Todas elas, porém, estão em função de uma missão, sempre comunitária. De uma comunidade maior, menor ou familiar.A mentalidade do mundo apresenta que cada um deve buscar a sua própria realização, na conquista dos seus sonhos, dos seus ideais.Na verdade, a verdadeira vocação só pode estar centralizada na realização e na felicidade do outro. E é assim, quando deixamos de ser o centro. A vida em comunidade nos força a tirar o foco de nós mesmos para a busca do bem comum antes de tudo. Aprendemos uns com os outros a parar de olhar para nós mesmos, para olharmos para o outro, saímos do 'eu' para o 'nós'.

É possível ser jovem e cristão ao mesmo tempo?

Ser um jovem cristão não significa privar-se de coisas que alegram a vida como futebol, sair com os amigos, festas, tocar músicas, namorar... Significa tornar essas coisas mais prazerosas ainda com a presença de Jesus Cristo. É perfeitamente possível ser cristão e ter uma banda, fazer festa, se divertir, ir ao estádio de futebol. Porém, com a presença de Deus na vida do jovem, essas coisas se tornam mais agradáveis. Por que não fazer sua banda de rock católico? Por que não fazer festa de uma forma sadia e cristã? Por que não namorar de uma forma que agrade a Deus? Ser cristão não é ser ultrapassado, pelo contrário, é viver o presente de forma renovada e mais alegre na presença de Deus. Ser um jovem cristão, hoje, é mais do que ir à missa todo domingo, obedecer ao pai e a mãe, ser caridoso, bondoso. Ser um jovem cristão hoje é ser TESTEMUNHO VIVO da presença de Deus na sua escola, com seus amigos, na sua família, no curso de Inglês. É importar-se com o outro, é corrigir o amigo, e principalmente, é viver seguindo a palavra de Deus. Então, tudo ficará prazeroso. A missa se tornará prazerosa, a comunhão se tornará alimento, a confissão se tornará uma benção, o sermão se tornará indispensável para o crescimento e o terço será a força para viver o dia-a-dia. O papa João Paulo II já enviou jovens a serem sal da terra e luz do mundo. Nós, jovens, somos o futuro do mundo, da igreja, da humanidade. O futuro da humanidade depende de nós e é só dando sabor à vida e sendo luz no meio das trevas que o mundo pode, um dia, ser melhor. Que nós jovens sejamos testemunhos vivos do poder do Espírito Santo e que Maria seja nossa mãe intercessora.